Madeira reforçada com voo da Iberia de Sevilha
A operação da Iberia na Madeira é realizada pela Air Nostrum |
A Iberia vai passar a ligar a Madeira a Sevilha, em mais uma rota sazonal. A ligação decorrerá entre 9 de julho e 10 de setembro de 2024, num total de 10 frequências (um voo semanal às terças-feiras), correspondentes a uma oferta de 1.000 lugares.
Esta nova rota junta-se às operações sazonais (período de verão) com origem em Barcelona, Málaga, Santiago de Compostela, Bilbau, Málaga e Valência (estas duas últimas novidades em 2023) e ainda, à operação para Madrid que, desde outubro de 2022, passou a ser anual (anteriormente operava apenas no período de Verão).
A oferta desta companhia área tem aumentado nos últimos anos. Em 2019 foram oferecidos 10.200 lugares num total de 102 frequências. No ano transato, a Iberia realizou 155 frequências, oferecendo 15.500 lugares. Já em 2023, a oferta voltou a aumentar com 249 frequências e 24.900 lugares num total de 6 rotas, o maior número de sempre para esta companhia espanhola.
Refira-se ainda que a Iberia iniciou operações regulares sazonais no Aeroporto Internacional da Madeira em julho de 2010, na altura desde Bilbau e Valência, tendo-se seguido a rota de Madrid a partir de julho de 2012.
Atualmente todos os voos Iberia são operados em aeronaves Mitsubishi CRJ1000 da Air Nostrum, com capacidade para 100 passageiros em duas classes de serviço (económica a executiva) com capacidade variável em função da procura.
De acordo com dados da Direção Regional de Estatística da Madeira, em 2021, Espanha ocupava o 7.º lugar no “top” dos 10 mercados emissores estrangeiros para a Região, com um total de 106.246 dormidas. No ano passado, totalizaram-se 222.330 dormidas, o que corresponde a um aumento de 109,3%. Este crescimento fez com que o mercado espanhol subisse para a 6.ª posição do referido “top 10”. Este ano, até agosto, este país já registava 193.477 dormidas, mais 27,9% do que nos primeiros oito meses de 2022.
O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, sublinhou ao Diário de Notícias - Madeira, a este propósito, que, apesar da evolução positiva que tem vindo a ser registada, “o mercado espanhol continua a estar na lista dos mercados emissores como prioritário nas ações de comunicação e promoção”. O governante refere a importância das ligações áreas diretas com o continente espanhol e também com as vizinhas Canárias para a captação de turistas e salienta ainda a ligação direta com Madrid, que decorre durante todo o ano, como que oferece a possibilidade de tirar proveito das rotas internacionais que operam naquele Aeroporto, passando este a servir como um ‘hub’ de distribuição para a Região Autónoma da Madeira.
Sem comentários