Breaking News

Movimento portuário — 3.ª feira, 22 de outubro




O elegante Seadream I está hoje no Funchal para uma curta escala.
(Foto: Arquivo APRAM)

O porto do Funchal volta nesta 3.ª feira, 22 de outubro, a estar decorado e animar-se com a presença de dois navios de cruzeiro e um iate-veleiro de três mastros: o Seadream I, o Azura e o Pan Orama.



Por: Paulo Gilberto Camacho


Logo pelas 06h15, o Seadream I faz a sua amarração ao cais sul da Pontinha, procedente de Málaga (Andaluzia, Espanha). Agenciado pela Blatas, Lda., a sua curta escala demorará até às 14h00, largando depois rumo a Charlestown.
Propriedade do Seadream Yacht Club - Norway e operando para Seadream Cruises, este megaiate foi construído em 1984 nos estaleiros finlandeses Akers Finnyard e remodelado nos anos 2002/2007/2009. Desloca 4.333t de arqueação bruta e mede 104,81m de comprimento por 14,60m de boca (largura). O seu calado situa-se nos 4,3m. Navega com bandeira das Bahamas e tem como irmão-gémeo o Seadream II. Já ostentou os nomes de Sea Goddess 1 e Seabourn Goddess 2.



Imponente e belo, o Azura domina hoje o cais sul da Pontinha.
(Foto: Mafalda Camacho)

A seguir, cerca das 07h00, o imponente Azura volta a estar presente entre nós. Vem de Southampton (Inglaterra) e está igualmente agenciado pela Blatas, Lda. Pelas 16h30 soltará amarras para prosseguir o seu cruzeiro rumo a Antigua (Caraíbas).

O Azura que opera para a P&O Cruises, entrou ao serviço em 2010, tendo sido construído nos estaleiros italianos Fincantieri (Monfalcone). Desloca 115.055t de peso bruto e mede 289,61m de comprimento por 36m de boca (largura ). O seu calado situa-se nos 8,6m. Navega com bandeira das Bermudas e tem como irmão-gémeo o Ventura.



O veleiro grego Pan Orama chega hoje ao Funchal para uma escala com pernoita.
(Foto: MarineTraffic)

Já noite, cerca das 21h00, o iate veleiro Pan Orama amarra ao cais sul da Pontinha para uma escala com pernoita, até às 11h45 de 4.ª feira. Agenciado pela Transinsular-Madeira, Lda., é proveniente de Ferrol (Galiza, Espanha) e tem como destino o porto de Marigot (St.ª Lúcia, Caraíbas).

O Pan Orama é um iate veleiro de três mastros construído em 1991. Navegando com bandeira da Grécia, tem como porto de registo o Pireu. Desloca 674t de peso bruto, mede 52,75m e comprimento por 12,01m de boca (largura) e o seu calado actual está situado nos 5,5m.



Depois de reabastecer a “ilha dourada” o Funchalense 5 rumará a Leixões.
(Foto: Arquivo ENM)



Por fim, na “ilha dourada” é esperado pelas 19h15, o Funchalense 5, procedente do Caniçal, que acostará ao molhe principal do Porto Santo. Após a operação de carga/descarga, o navio que está agenciado pela PMAR Navegação, Lda. rumará a Leixões, pelas 23h00.
Das suas características demos conta, ontem, neste mesmo espaço informativo.

Sem comentários