Movimento portuário — domingo, 1 de setembro
O Braemar é o primeiro dos nove navios de cruzeiro esperados no Funchal durante o mês de setembro. (Foto: Arquivo APRAM) |
A Madeira volta, neste mês de setembro, a reeditar o seu considerável movimento de cruzeiros no seu porto destinado a este tipo de navios, na chamada época de outono/inverno e que se estende até finais de maio.
Por: Paulo Gilberto Camacho
Assim, pelas 13h00, o Braemar amarra ao cais norte da Pontinha para uma escala com pernoita e que se prolonga até às 18h00 de 2.ª feira. É procedente de Vigo (Galiza, Espanha) e prosseguirá o seu cruzeiro rumo a Lisboa. O seu agente é a JFM Shipping, Lda.
O Braemer que opera para a Fred Olsen Cruise Line, foi lançado à água em 1993, após ter sido construído nos estaleiros espanhóis Union Navale de Levante. Sofreu remodelações em 2003/07/08/14. Desloca 24.344t de peso bruto e mede 195,82m de comprimento por 22,52m de boca (largura). Dos cinco nomes que já ostentou, destaque para o primeiro, Crown Dinasty. Desde 2001 até à presente data ostenta o nome de Braemer. Navega com bandeira das Bahamas.
O Monte Brasil chega hoje ao Caniçal com carga de Ponta Delgada (Açores). (Foto: Arquivo APRAM) |
Porém, no porto comercial do Caniçal é esperado pelas 14h00, procedente de Ponta Delgada (S. Miguel, Açores), o Monte Brasil que amarra ao cais sul. Agenciado pela Transinsular-Madeira, Lda., o navio soltará amarras por volta das 14h00 do dia seguinte, rumando depois a Lisboa.
O Monte Brasil é um porta-contentores português da Transinsular construído em 1994 e que navega com bandeira da Madeira. Desloca 7.039t de peso bruto e 8.450t de peso morto. Mede 126m de comprimento por 20m de boca (largura) e o seu calado actual é de 5,7m.
Sem comentários