Breaking News

Cidades podem candidatar-se a Capital Europeia do Turismo Inteligente




📷  Funchal Daily Photo  📷


Capital Europeia do Turismo Inteligente. É isso mesmo. A Comissão Europeia abriu as candidaturas com aquele desígnio e decorrem até o próximo dia 30 de junho.





por Paulo Camacho





Estamos perante uma proposta apresentada pela Comissão dos Transportes e Turismo, apoiada desde a primeira hora pela eurodeputada madeirense Cláudia Monteiro de Aguiar.




A iniciativa conta com 4 categorias individuais e pretende nomear as cidades que se destacam pelas melhores práticas em acessibilidade, digitalização, sustentabilidade e património cultural e criatividade.


As cidades que demonstrem soluções inovadoras nestas 4 categorias, duas no total, podem ser, igualmente, galardoadas com o título Capital Europeia do Turismo 2019.





Turismo e cidades inteligentes





Para Cláudia Monteiro de Aguiar o lançamento desta iniciativa é “uma vitória para o setor do Turismo que uma vez mais surge na agenda da Comissão Europeia”.


Refere que o projeto “nasce no seio da Comissão dos Transportes e Turismo, proposta pelos deputados do grupo de trabalho” e que  junta “2 elementos essenciais: o turismo e as cidades inteligentes, um elemento diferenciador que assegura a qualidade do destino para quem visita as cidades mas também que considera a qualidade de vida de quem vive e trabalha nas cidades”.


Complementa que as cidades portuguesas, candidatando-se, “têm mais uma oportunidade de promover os seus produtos, os seus serviços demonstrando que há regiões em Portugal a acompanhar as tendências da tecnologia, da inovação ao serviço das pessoas”.




O concurso está aberto até 30 de junho e mais informação pode ser consultada no respetivo site.


A cerimónia de entrega dos prémios será em Bruxelas, na Bélgica, a 7 de novembro.

Sem comentários