Smart Cities já estuda cidades inteligentes no Funchal
O vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal esta manhã na abertura da Conferência 📷 Mafalda Camacho 📷 |
Já decorre no Funchal a conferência “Smart Cities Tour 2018”, que percorre o país ao longo de três meses. O foco está na intenção clara de sentir o pulso das Cidades Inteligentes em Portugal. Neste evento da capital madeirense, o anfitrião é a Câmara Municipal do Funchal.
por Paulo Camacho
O “Smart Cities Tour 2018” é uma iniciativa de âmbito nacional, da Associação Nacional de Municípios Portugueses e da Universidade Nova de Lisboa, através da Nova IMS – Information Management School, para a qual conta com o apoio da Altice (ex-Meo), dos CTT e da Fundação AIP.
O Funchal foi um dos 7 municípios escolhido para integrar o projeto que envolve as forças vivas de cada território, a Academia e as empresas, no sentido de dar a conhecer os principais desafios e os melhores projetos que os municípios da rede têm desenvolvido nas diferentes dimensões em causa.
A Conferência começou às 9h30 na Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas, e tem o Turismo como grande tema.
As entradas são livres, mas sujeitas a inscrição através deste link, pese embora tenham igualmente sido enviados convites.
Programa
Depois da receção às 9h00 e início dos trabalhos às 9h30, a Conferência prolonga-se até as 17h00. Na agenda estão temas como: Atração de turistas e Novos modelos de publicidade; Realidade aumentada; Dados abertos; Indução de novas visitas; Plataformas de gestão; Transparência; Legislação; Indicadores e métricas.
A sessão de abertura contou com o Coordenador da Smart Cities Tour 2018, Miguel de Castro Neto (NOVA IMS), e ainda com o Vice-Presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, António Almeida Henriques, e com o Vice-Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia.
Painéis
O painel da manhã é composto pelos representantes dos parceiros do evento, nomeadamente a Altice, os CTT e a Fundação AIP.
À tarde, os oradores convidados pela Câmara Municipal do Funchal são Nuno Nunes (M-ITI – Madeira Interactive Technologies Institute), José Luís Sousa (ACIN iCLOUD Solutions), Valentina Nisi (M-ITI), Susana Gonzaga (Universidade da Madeira), César Rosa (Diretor do Departamento de Modernização Administrativa da CMF) e Raquel Brazão (Diretora do Departamento de Economia e Cultura da CMF).
Sem comentários