Movimento portuário — Domingo, 10 de dezembro
O super-moderno e imponente MSC Seaside, em escala inaugural no Funchal. (Foto: DR) |
Neste domingo, 10 de dezembro, o porto do Funchal apresenta-se decorado com belos navios de cruzeiro e de um veleiro. Mas as atenções viram-se todas para a presença do MSC Seaside que faz a sua escala inaugural no Funchal.
Por: Paulo Gilberto Camacho
Assim, pelas 06h00, o MSC Seaside amarra ao cais sul da Pontinha vindo de Cadiz (Espanha). Agenciado por JFM Shipping, Lda., o navio que faz a sua “maiden voyage” iniciada no Trieste (Itália) e que tem o seu término em Miami (Florida, EUA), soltará amarras pelas 17h00 para rumar depois a Santa Cruz de Tenerife (Canárias). Esta escala é motivo para mais um convívio a bordo entre o comandante do navio, agentes de navegação e de viagens, além do presidente do Clube Entusiastas de Navios e outras entidades regionais, onde se trocarão crestas e outras lembranças assinalando o momento.
Dos detalhes do MSC Seaside, referência para 2017, o ano do fim da sua construção e consequente lançamento à água, as suas 152.000 tons de peso bruto, o comprimento de 323m por 44m de boca (largura) e 8m de calado. Foi construído nos estaleiros italianos de Fincantieri, Monfalcone e navega com bandeira de Malta. A sua operadora é a MSC Cruises.
O Alexander von Humboldt II é um veleiro de treino de vela com a particularidade das velas seres verdes. (Foto: DR) |
O veleiro de treino de vela Alexander von Humboldt II foi lançado à água a 25 de maio de 2011, tendo o início da sua construção se verificado em 2008 nos estaleiros de Bremerhaven, Alemanha. Com tês mastros a sua altura atinge os 36,85m onde desfraldam 24 velas. Mede 65m de comprimento por 10m de boca (largura). Desloca 763 tons de peso bruto e 820 tons de peso morto. Navega com bandeira da Alemanha.
Presentes ainda no porto do Funchal, desde ontem, o Braemar que rumará a St. John (Antigua, Barbuda) pelas 13h00 e o AIDAblu que, pelas 16h00, soltará amarras para rumar a Lisboa.
Sem comentários