Breaking News

Praça do Município vira Mercado na próxima semana




O emblemático Mercado dos Lavradores vai estar presente na Praça dos Lavradores
(foto Paulo Camacho)


O “Mercado sai à Rua”. É isso mesmo que volta a acontecer na próxima semana na Praça do Município, entre os dias 20 e 24, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas. A iniciativa da Câmara Municipal do Funchal vai já na terceira edição e assinala o 77.º aniversário do Mercado dos Lavradores.





por Paulo Camacho







Consiste numa mostra em plena Praça do Município, em frente aos Paços do Concelho, que vai reunir cerca de uma dezena de comerciantes e parceiros, “na promoção do nosso Mercado, dos produtos regionais e de todos aqueles que os vendem e que são uma das faces por excelência da nossa cidade”, explica o presidente da edilidade, Paulo Cafôfo.


O evento foi introduzido pelo atual executivo, no âmbito da Estratégia de Revitalização dos Mercados Municipais, a qual tem tido “impactos evidentes quer nos Lavradores, quer na Penteada, e é uma iniciativa que pretende, ao mesmo tempo, estimular a economia local, dinamizar o espaço público e criar atratividade turística”, reforça o presidente.




Os presentes




Na Praça do Município estarão presentes, ao longo da semana, as lojas A Charola (produtos biológicos) e O Floríolo (flores); os comerciantes Cecília Rodrigues (florista), Gonçalo Gouveia (hortofrutícolas), João Marcelino (artesanato), Marlene Sousa (frutos secos) e Paulo Ricardo (hortofrutícolas); e os parceiros Associação Barmen da Madeira e Empresa de Cervejas da Madeira, que estarão encarregues de animar o evento, proporcionando diversos momentos de lazer, na companhia de um belo cocktail ou das inúmeras bebidas disponíveis, que se vão misturar com os cheiros e sabores chegados diretamente do Mercado dos Lavradores.


O recinto será inaugurado por Paulo Cafôfo na próxima segunda-feira, dia 20, pelas 11 horas, momento que contará com a atuação de um grupo de alunos da Escola de Dança do Funchal.


Logo no primeiro dia será inaugurada a exposição dos 77 anos do Mercado, que poderá ser visitada até dia 1 de dezembro, no piso 2 do Mercado dos Lavradores.





Aniversário no dia 24





O aniversário do Mercado assinala-se na sexta-feira, dia 24, com diversas surpresas.


Por isso, Paulo Cafôfo convida os madeirenses a não perderem a oportunidade de passar pela Praça do Município na próxima semana, “entrando em contacto com o nosso Mercado fora das paredes habituais, e a deliciarem-se com os sabores e os cheiros de sempre, aproveitando a oportunidade e a localização temporária para fazerem algumas das suas compras prediletas”.




O presidente lembra que o Mercado dos Lavradores é um ponto de referência não só para os madeirenses, mas igualmente para quem nos visita. E “é por isso que a Câmara Municipal do Funchal tem investido fortemente na sua revitalização, através do melhoramento das infraestruturas, da requalificação da oferta, com captação de novos segmentos de consumidores através de novas formas de negócio, mas sem nunca perder a identidade, e de um prolífico calendário de eventos e ações de promoção, que tem contado com o envolvimento dos mais diversos parceiros, e que mudou a face do Mercado, aproximando-o cada vez mais dos residentes”.




Sem comentários