Porto do Funchal pioneiro no abastecimento de gás natural aos cruzeiros
Esta fotografia evidencia os testes efetuados ontem no Porto do Funchal pela Gaslink no AIDAprima (foto Portos da Madeira) |
Ontem já tínhamos ventilado esta realidade, referente ao navio de cruzeiros AIDAprima passar a ser reabastecido na Madeira, durante as suas escalas semanais, de Gás Natural Liquefeito, conhecido pelas siglas LNG. Vai acontecer nos cruzeiros de inverno de uma semana que ontem começaram e que terminam a 16 de abril de 2018. Na realidade, o paquete que ontem estreou na Madeira vai escalar o Porto do Funchal todas as semanas, com chegadas às segundas-feira pelas 8 horas e partidas às 23.59 horas do mesmo dia.
por Paulo Camacho
Nesta primeira escala, como referimos no trabalho de ontem da primeira escala do navio da Aida Cruises, foi testada a operação no sentido de poder concretizá-la já na próxima, agendada para o próximo dia 20.
O primeiro reabastecimento deverá ocorrer no próximo dia 20 deste mês.
Com esta operação, o Funchal será o primeiro porto do país a realizar este tipo de operação e um dos primeiros a nível europeu. Até agora, apenas se realizaram nos portos de Hamburgo (Alemanha), Roterdão (Holanda), Le Havre (França), Zebbrugge (Bélgica), Southampton (Inglaterra) e Barcelona (Espanha).
A escolha do Funchal resulta da experiência da Gaslink, do Grupo Sousa, que já fornece LNG à Central Térmica da Vitória, desde março de 2014.
O AIDAprima foi lançada como o navio mais ecológico do Aida Cruises e é o primeiro navio de cruzeiro do mundo a ser equipado com um motor de combustível duplo que pode ser alimentado por LNG, que o usa enquanto está atracado no porto.
Sem comentários